O "bicho vai pegar" entre os velocistas

Troféu Brasil de Natação / Taça Correios

O
25/05/2001 0 1369

As finais de sexta-feira, 25/05, do Troféu Brasil de Natação / Taça Correios, no Rio de Janeiro, confirmou que as provas de velocidade masculinas, que acontecem a partir deste sábado, 26/05, serão as mais disputadas da competição. Na última prova do programa de quinta-feira - o revezamento 4x200m livre masculino - todos os que podem alcançar o índice dos 50m, 100m e 4x100m livre para o Mundial dos Desportos Aquáticos, de 16 a 29 de julho, em Fukuoka, no Japão, estavam fora da disputa para descansar.


A Federação Internacional de Natação só permite dois atletas por prova e o Brasil tem no páreo os nadadores do Vasco Edvaldo Valério (que ainda não decidiu competir na prova individual porque conseguiu índice na abertura de revezamento 4x50); Gustavo Borges, Carlos Jayme e César Quintaes; e ainda os rubro-negros Ricardo Dornelas e Nicholas dos Santos.


Na história brasileira dos 50m livre masculino, apenas três nadadores têm os seis melhores tempos: Fernando Scherer, Edvaldo Valério e Gustavo Borges. Xuxa é dono dos três primeiros (22s18, 22s36 e 22s40), Valério Bala tem o 4o e 6o tempo (22s51 e 22s69) e Gustavo tem a 5a melhor marca (22s64). Nicholas dos Santos, com o tempo feito no Troféu Brasil do ano passado, 22s82, é o único fora do trio com tempo abaixo de 23 segundos. Gustavo Borges defende índices fortes.


- Os índices são fortes, como sempre. A base foi o 20o tempo das Olimpíadas de Sydney e esta foi a Olimpíada mais dura da história. Índices fracos são uma ilusão. Acredito que a seleção terá uns 10 a 12 atletas e esta tem sido a média das equipes brasileiras nas maiores competições. É normal - disse Gustavo.


A equipe do Vasco da Gama, aliás, pretende colocar mais atletas na seleção brasileira. Além dos 50m livre, São Januário está de olho nos 100m e no revezamento 4x100m do mesmo estilo do Japão. O material humano é farto, Edvaldo, Quintaes, Jayme, Gustavo...


Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!