Nadar ou não nadar, eis a questão

Troféu Brasil de Natação / Taça Correios

24/05/2001 0 1013

Nas finais destaquinta-feira, dia 24/05, Edvaldo Valério, do Vasco, voou na abertura do 4x50m livre, marcou 22s69 e fez o índice para o Mundial de Fukuoka, 22s88. No entanto, segundo o regulamento da CBDA, o índice só vale se o atleta não nadar a prova individual dos 50m livre, que terá eliminatórias nesta sexta-feira à tarde, com finais no sábado pela manhã. Embora alguns acreditem que ele deva ficar com o resultado da abertura de revezamento, Edvaldo acredita que pode melhorar o tempo e quer nadar a prova individual.


Tinha nadado os 200m livre e, apesar disso, consegui um tempo ótimo no revezamento, o segundo melhor da minha carreira. Por isso estou tão seguro que, se entrar nos 50m livre descansado, vou superar estes 22s69. Meu objetivo era chegar na minha melhor marca, 22s51. Mas ainda estou decidindo junto com o meu técnico o que fazer - disse.


Até o momento, apenas Nicholas dos Santos, do Flamengo, que fez 22s82, conseguiu o índice no Troféu Brasil do ano passado, mas muita gente pode chegar lá. Fernando Scherer, que está na competição só para nadar os 50m livre, é um deles. Outros candidatos são Ricardo Dornelas, do Flamengo; Carlos Jayme e César Quintaes, do Vasco.