Fina anuncia nova data do Pré-Olímpico masculino de Polo Aquático

Competição segue em Roterdã, mas será disputada em fevereiro de 2021

Foto: Fina
02/06/2020 0 30

(Rio de Janeiro, 2 de junho de 2020) A Federação Internacional de Natação publicou em seu site oficial a nova data do Campeonato Pré-Olímpico masculino de Polo Aquático. A competição, adiada por conta da pandemia do novo coronavírus, será realizada entre 14 e 21 de fevereiro de 2021, em Roterdã, na Holanda. 


A seleção brasileira de Polo Aquático fazia sua preparação na Europa, quando foi anunciada a suspensão da competição, que seria em março de 2020. Na última semana, o site da FINA chegou a colocar o Pré-Olímpico em dezembro de 2020, mas, nesta terça-feira (2), uma nova data foi divulgada. De acordo com o diretor de Polo Aquático da CBDA, João Santos, a mudança foi considerada positiva para que os atletas brasileiros tenham tempo para retornar às atividades em segurança e façam o treinamento adequado para disputar uma vaga em Tóquio 2020.


"Considero muito positiva em vários aspectos. Para dezembro, o Brasil estaria em desvantagem, já que a Europa está abrindo antes. Nosso tempo de treino não seria adequado, sobretudo pelo fato dos atletas estarem muito tempo parados. O tempo de treinamento precisaria ser maior. Para fevereiro, a gente consegue ter mais folego e mais condições de se equiparar às seleções que vamos ter que enfrentar", explicou.


O adiamento do Campeonato Pré-Olímpico Masculino de Polo Aquático segue uma série de outras mudanças feitas pela FINA. No fim de maio, a Federação Internacional de Natação anunciou a nova data do Campeonato Mundial de Piscina em 25 metros.


Antes, a Fina já havia mudado o período de realização do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka e os Pré-Olímpicos de Nado Artístico, Saltos Ornamentais e Maratonas Aquáticas.