Polo Aquático é incluído nos Jogos Escolares Brasileiros para 2021

Após grande mobilização da comunidade, Polo será demonstração na edição da próxima temporada

Polo Aquático é incluído nos Jogos Escolares Brasileiros para 2021
Foto: Luiza Moraes/PAB
26/09/2020 0 344

(Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2020) O Polo Aquático está garantido nos Jogos Escolares Brasileiros. A modalidade será incluída como esporte demonstração na edição de 2021 da competição organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar, com suporte do Ministério da Cidadania.


O Polo Aquático estará no JEBs depois de uma grande mobilização da comunidade da modalidade. Desde 2019, a CBDA vem procurando a CBDE para garantir a inserção do polo na competição. Em 2020, a Liga PAB também enviou uma carta à confederação responsável em uma mais uma tentativa. Depois de uma grande campanha feita por atletas, treinadores, dirigentes e entidades, já em 2020, a CBDE e o Ministério da Cidadania decidiram pela inclusão da modalidade à competição.


“O Polo, infelizmente, ainda não participará efetivamente dos JEBs, pois, para isso, precisa ter uma participação mais efetiva de times jovens em todas as regiões. Mas a boa notícia é que já teremos uma demonstração, e isso pode ser um começo”, falou o diretor de Polo Aquático da CBDA, João Santos.


“Grandes talentos, como o próprio Leo da Paraíba emergiram de jogos escolares, portanto, não temos dúvida do potencial dessa participação para o desenvolvimento do Polo”, completou.


De acordo com a CBDE, o evento, que vai reunir 7,5 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos, terá ao todo 17 modalidades e será realizado entre setembro e outubro de 2021.


São dez modalidades em que os JEBs servirão como seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que será realizado em Brasília, no fim de 2021. As modalidades são: atletismo, atletismo paralímpico, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.


As outras sete modalidades previstas para compor o programa oficial dos JEBs são vôlei de praia, caratê, wrestling, ginástica (artística e rítmica), badminton, ciclismo e taekwondo.


Além do polo aquático, o CBDE informou que pretende abrigar como esportes de demonstração modalidades como skate, escalada, dança, e o curling.


Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!