Brasil inicia trajetória no Pré-Olímpico em busca de vaga histórica no Polo Aquático

Seleção brasileira estreia neste domingo, contra o Canadá

Brasil inicia trajetória no Pré-Olímpico em busca de vaga histórica no Polo Aquático
Foto: Divulgação/CBDA
12/02/2021 0 93

(Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2021) A seleção brasileira masculina de Polo Aquático começa, neste domingo (14), sua trajetória no Campeonato Pré-Olímpico da modalidade, que será realizado em Rotterdam, na Holanda. A equipe busca uma das três vagas disponíveis para os Jogos Olímpicos de Tóquio.


O Campeonato Pré-Olímpico está dividido em dois grupos. A seleção brasileira está no Grupo A ao lado de Canadá, Grécia, Montenegro, Geórgia e Turquia. No grupo B, estão: Holanda, Alemanha, Croácia, Romênia, França e Rússia.


Classificam-se para as quartas final os quatro primeiros de cada grupo. Os três melhores colocados garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.


“A expectativa é a melhor possível. Nosso time se reuniu aqui na Holanda e conseguimos fazer três jogos-treinos com a seleção local. Conseguimos provar algumas coisas, adaptar algumas jogadas. Foi bastante importante para a nossa preparação”, disse o técnico André Avallone.


“O sonho olímpico está com a gente. O nível do Polo Aquático mundial aumentou muito e o Brasil vem melhorando nos últimos anos também. Estamos com um time que mescla juventude com experiência que pode dar muito certo”, completou o treinador.


Pré-Olímpico


O Campeonato Pré-Olímpico estava marcado para o início de 2020, mas, por conta da pandemia, precisou ser adiado. Agora, as principais equipes do mundo que ainda não garantiram vaga nos Jogos Olímpicos se enfrentam para buscar um lugar na principal competição do mundo.


Treinos


A seleção brasileira iniciou seu treinamento ainda em dezembro de 2020 com um grupo grande de jogadores. A ideia é avaliar e formar a equipe que irá para a Europa em busca da sonhada vaga olímpica para o Polo Aquático do Brasil.


A oportunidade de avaliação, segundo a comissão técnica, fez com que jovens com muito talento passassem a integrar a seleção principal, como o jovem Eduardo Cintra, de 17 anos, que participará pela primeira vez de um Pré-Olímpico.


Chance de fazer história


O Brasil tem oito participações olímpicas no Polo Aquático (1920, 1932, 1952, 1960, 1964, 1968, 1984 e 2016). A seleção brasileira, em todas as edições de 1920 até 1968, era convidada a participar das Olimpíadas. Em 1984, o Brasil foi beneficiado com a desistência de Cuba e, em 2016, teve direito à vaga por ser o país sede. Caso consiga a vaga em 2021, será a primeira classificação do país via Pré-Olímpico.


Transmissão


O Sportv e a FinaTV transmitem a competição. A CBDA acompanha tudo em Tempo Real nas suas redes sociais.


Tabela (Horários de Brasília)


Canadá x Brasil - 14 de fevereiro – 10h30


Grécia x Brasil – 15 de fevereiro – 12h


Brasil x Montenegro – 16 de fevereiro – 9h


Geórgia x Brasil – 17 de fevereiro – 13h30


Brasil x Turquia – 18 de fevereiro – 12h


Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!