Seletiva Olímpica: Provas de 100m e 200m livre feminino terão pelo menos oito atletas

Novo critério foi incluído nas normas sanitárias e técnicas para a Seletiva Olímpica Brasileira de Natação

Seletiva Olímpica: Provas de 100m e 200m livre feminino terão pelo menos oito atletas
Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
18/03/2021 0 436

(Rio de Janeiro, 17 de março de 2021) A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos acrescentou um item às novas normas sanitárias e técnicas para a Seletiva Olímpica Brasileira de Natação divulgadas na última semana. A nova medida é na questão técnica e possibilitará a participação de mais atletas na disputa das provas de 100m e 200m livre feminino.


De acordo com o boletim divulgado (veja aqui), o objetivo da nova norma é dar mais competitividade às provas que serão usadas como seletiva também para os revezamentos femininos – onde o Brasil ainda não possui vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.


A medida garante as oito melhores nadadoras (com tempos oficiais em piscina de 50m entre 01/01/2019 e 31/03/2021) nas provas de 100m e 200m livre na Seletiva Olímpica Brasileira. Como o critério de participação é o índice B da FINA, essas duas provas ficariam com menos de oito atletas em cada uma.


Agora, com a convocação para completar estas oito nadadoras, a ideia é que as provas fiquem mais fortes e o Brasil conquiste vagas tanto no individual, quanto nos revezamentos.


“"A abertura de convocação de até oito nadadoras visa dar uma maior amplitude de possibilidades de termos os melhores revezamentos para Tóquio. É uma oportunidade excelente para as provas femininas na Seletiva Olímpica Brasileira", disse o diretor de Natação, Eduardo Fischer.


As regras de participação e regras sanitárias


Diante do agravamento da pandemia da COVID-19 no Brasil e com o objetivo de informar com antecedência à comunidade aquática e aos fãs da modalidade, a CBDA emitiu o comunicado dividido entre protocolo médico, índice de participação e “salvaguardo em relação a eventual contaminação COVID-19”, além de casos omissos. O documento foi elaborado em conjunto com o Comitê Olímpico do Brasil.


Clique aqui e veja tudo.


 


 


 


 


 


Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!