Assembleia elege conselho fiscal 100% independente e aprova formação de conselho de administração na CBDA

AGE foi realizada na última segunda-feira, de maneira online

Assembleia elege conselho fiscal 100% independente e aprova formação de conselho de administração na CBDA
Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
07/12/2021 0 117

(Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 2021) A Assembleia Geral Extraordinária da CBDA realizada, na última segunda-feira (6), de maneira online, marcou a história da entidade. Pela primeira vez desde a fundação da Confederação, a assembleia elegeu, de maneira 100% independente, um Conselho Fiscal. Além disso, também aprovou a criação do Conselho de Administração.


Participaram da AGE representantes de 26, das 27 federações, mas apenas 24 estavam no momento da votação. Três membros da comissão de atletas da CBDA votaram na eleição, que teve candidaturas livres.


Na assembleia, foram eleitos: Agenor Castro Ferreira, Ivo Piovezan Filho e Glauco Fonteles Oliveira e Silva. Patrícia Inácia de Jesus Bezerra, Frederico Mattos Tápias e Leonardo Heitmann de Macedo são os suplentes.


“Na AGE de ontem, tivemos a satisfação de aprovar dois passos gigantes na melhora de governança da entidade. Em primeiro lugar, elegemos três conselheiros fiscais e três suplentes verdadeiramente independentes e, portanto, as contas da entidade serão analisadas de forma independente pela primeira vez na história”, disse o vice-presidente da CBDA, Renato Cordani.


Em paralelo a eleição do Conselho Fiscal, foi aprovada a criação do Conselho de Administração da CBDA. O Conselho de Administração terá papel fundamental na supervisão e na condução da Confederação. Os nomes serão eleitos na próxima Assembleia Geral Ordinária que será realizada em 2022.


“É um órgão presente em qualquer empresa ou entidade com alto nível de governança. Com esses dois grandes passos, a entidade tende a se oxigenar, melhorar a governança e caminharmos firmemente a termos uma entidade moderna e antenada com os novos tempos”, completou.


“Parabéns presidentes de Federação e Atletas, que entenderam o momento e votaram maciçamente pelas mudanças positivas. Como sempre dizemos, um passo atrás do outro, e sempre pra frente”, finalizou Cordani.


Calendários


Os calendários esportivos de Natação, Águas Abertas e Saltos Ornamentais também foram aprovados na AGE desta segunda-feira. Na Natação, o Troféu Brasil, principal evento nacional da temporada e seletiva para o Mundial de Fukuoka, no Japão, será entre os dias 4 e 9 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk.


Nas Águas Abertas, ficou definido que o Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil terão 12 etapas durante toda a temporada. Além disso, foi criada a Copa Ana Marcela Cunha, em homenagem a primeira nadadora campeã olímpica do Brasil, que também terá 12 etapas e será destinada às categorias mirim e petiz. A competição tem o objetivo de difundir a modalidade no país.


Nos Saltos Ornamentais, a seletiva para o Campeonato Mundial de Fukuoka também teve data marcada: 9 a 12 de março, no Rio de Janeiro.


Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!